Visualização de Dados Inclusiva — Como se Colocar no Lugar do Daltônico

Ligia Galvão
4 min readJun 24, 2020

Em agosto de 2019, escrevi um artigo intitulado Visualização de Dados Inclusiva, onde abordei a importância de criar dashboards que atendessem a pessoas daltônicas. Escrevi o texto por acreditar que os profissionais que trabalham com dados têm a obrigação de desenvolver painéis gerenciais claros, concisos e completos para a audiência com os principais achados dos conjuntos de dados. Precisamos desenvolver dashboards mais inclusivos!

A repercussão do texto foi muito positiva e recebi muito apoio das pessoas em relação ao conteúdo do artigo. Um destes apoios veio do perfil Datavizbr, que publicou o artigo em sua página do Medium. O outro veio de uma mensagem via LinkedIn, enviada pelo Rogério, que me emocionou bastante. Ele também se questionou inúmeras vezes sobre a importância das cores nas visualizações. Para ele, o impacto foi mais forte, já que seu irmão é daltônico.

Como eu não tenho uma pessoa com daltonismo próxima de mim para me ajudar na criação da visualização dos dados — como no caso do Rogério — precisei encontrar uma forma de incluir a realidade do daltonismo no meu dia-a-dia. E é sobre isso que este novo artigo se refere: se colocar no lugar do outro. Para me colocar no lugar de uma pessoa daltônica, alterei o meu computador para isto. Abaixo está um passo-a-passo simples para que você configure seu computador com o objetivo de refletir o mais próximo possível a visão de um daltônico.

Para isso, é necessário acessar o menu ‘Filtros de cor’ disponível na ‘Facilidade de Acesso’ do Windows. Se digitar na lupa do Windows (ou no Botão Iniciar) ‘Filtros de cor’, o menu irá te direcionar para a página:

No menu ‘Filtro de cor’ você irá ativar filtros de cores para que habilite os filtros de ‘Escala de Cinza’. Para isso, é só mover a bolinha para o lado direito até aparecer a palavra ‘Ativado’, conforme demostrado nas imagens abaixo:

Fazendo isso, será habilitado os filtros de daltonismo onde será possível configurar as cores do seu computador para cada tipo de daltonismo:

1- Protanopia: O indivíduo não consegue enxergar a cor vermelha.

2- Deuteranopia: O indivíduo não consegue enxergar a cor verde.

3- Tritanopia: O indivíduo não consegue enxergar a cor azul.

A opção ‘Escala de Cinza’ vai alterar as cores de seu computador para o tipo Monocromia de daltonismo automaticamente. Este é o caso mais raro, onde o indivíduo não consegue diferenciar as cores, tendo uma visão total em escala de cinza.

Após executar as etapas descritas acima, você vai reparar que todas as cores do seu computador, incluindo os softwares, serão impactadas:

Você pode usar este recurso quando terminar de criar seu dashboard, por exemplo. Lembrando: isto vale para trabalhos no PowerPoint, Excel, Tableau, Power BI, e qualquer outro programa que você utilize. Assim você garante que a visualização de dados criada por você está de fácil entendimento para todas as pessoas, sejam elas daltônicas ou não. Essa pequena alteração irá permitir que você crie gráficos e visualizações de dados mais inclusivas para toda a sua audiência. Vamos tentar nos colocar no lugar do colega?

PS: Para quem usa o Mac, seguir o passo a passo disponível no site da Apple.

Vamos Analisar!

--

--

Ligia Galvão

Especialista em Inteligência de Mercado. Mestre emCustomer Intelligence & Analytics pela Pace University, Nova York.